Memória Portal ABJL

Durante seus anos de existência, a ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário – manteve o seu próprio site como um canal de fomento à cultura especializada no tema e como instrumento auxiliar de seu curso de pós-graduação.  Reproduzo nesta seção artigos selecionados que produzi originalmente para o site .  Têm a função de  registro histórico daquele período, por um lado, enquanto de outro ainda cumprem um papel de disseminação da cultura.

APROXIMANDO FRONTEIRAS: A HISTÓRIA DE VIDA NO CENÁRIO DA EDUCOMUNICAÇÃO

 

Edvaldo Pereira Lima

 

No final da década de 1980, o jornalista norte-americano Tracy Kidder desenvolveu o projeto de um livro que tinha como objetivo traçar um retrato da educação fundamental nos Estados Unidos. Em lugar de imaginar um livro analítico, denso, repleto de dados, estatísticas e informações oficiais, por isso mesmo frio e distante, Tracy optou por outro formato. Escolheu o livro-reportagem, fiel à tradição do jornalismo literário, modalidade de narrativa da realidade que busca aliar informação sólida e texto fluente.

Leia mais...

Histórias de Vida  em  Jornalismo Literário Avançado

 

Edvaldo Pereira Lima

 

 

Resumo

Artigo que combina um tom de crônica histórica, definições conceituais, reflexão filosófica e considerações epistemológicas, além do relato de desenvolvimento de uma proposta pertinente, coloca em discussão os perfis, o jornalismo literário e as histórias de vida. Em complemento, destaca a ligação do livro-reportagem com esses três outros temas.

Leia mais...

Registros breves para uma história futura do Jornalismo Literário

 

Edvaldo Pereira Lima

 

A Literatura da Realidade - outro nome que se dá ao Jornalismo Literário - caracteriza-se pelo uso de técnicas da literatura na captação, redação e edição de textos sobre a vida real.

Leia mais...

Narrativa nos Jornais: A Experiência Americana (I)

 

Edvaldo Pereira Lima

Renascimento no final do século XX

 

Muita gente no Brasil pensa, erroneamente, que o jornalismo dos diários norte-americanos resume-se àquele padrão típico do “US Today”. Ou seja, o jornalismo da pirâmide invertida e do lide, do texto curto e fragmentado. Talvez essa idéia proceda do fato histórico de que foi dos Estados Unidos que o jornalismo brasileiro importou esse formato tão presente e disseminado nos nossos jornais até hoje.

Leia mais...

Narrativa nos Jornais: A Experiência Americana (II)

 

Edvaldo Pereira Lima

Novo ciclo no início do século XXI

No artigo anterior desta série, apontei o renascimento do interesse dos diários norte-americanos pela forma narrativa, um processo gradativo que apresenta sinais importantes já no final da década de 1990.

Leia mais...

Narrativa nos Jornais: A Experiência Americana (III)

 

 Edvaldo Pereira Lima

Harvard promove “o maior espetáculo da Terra”

O atual ciclo de reaquecimento do Jornalismo Literário nos Estados Unidos teria ainda dois fatores contribuintes importantes no início deste século, em paralelo aos que apontei nos dois artigos anteriores desta série – “Renascimento no Final do século XX” e “Novo ciclo no início do século XXI”.

Leia mais...

Sopro Inspirador

 

Edvaldo Pereira Lima

 

Em qualquer área de atuação humana, o praticante precisa dominar seus fundamentos. Lembro-me, quando garoto, ler admirado que Tostão - a grande estrela do Cruzeiro de Belo Horizonte, craque da seleção brasileira, na época - costumava, no início da carreira, ficar treinando por conta própria um tempo a mais que os companheiros, aperfeiçoando fundamentos do futebol que, segundo ele, ainda precisava dominar.

Leia mais...

Técnicas e métodos

 

 Edvaldo Pereira Lima

 

A cultura estudantil brasileira, no campo de graduação em jornalismo, caracteriza-se por uma certa ojeriza de muitos alunos em estudar e aprender técnicas, procedimentos e métodos de trabalho de reportagem.

Leia mais...

A importância da descrição 

 

Edvaldo Pereira Lima

 

Tenho observado em meus alunos de graduação da Universidade de São Paulo uma característica narrativa que, creio, pode estar também presente em muitas outras instituições de ensino. Seus textos são geralmente bons no que se refere a um dos fundamentos da reportagem, que é a narração.

Leia mais...

O valor do silêncio

Edvaldo Pereira Lima

 

A produção de textos narrativos de qualidade, centrados na vida real, envolve dois momentos distintos. O primeiro momento é aquele em que o autor realiza um mergulho destemido na experiência de interação com o cenário de ações, ambientes e personagens sobre o qual escolhe reportar.

Leia mais...

Contato

  • Fone: +55 (11) 2367 9397

Google+

Compartilhe!

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest

Copyright © edvaldopereiralima.com.br +55 (11)  2367 9397 - E-mail: ed.pl@terra.com.br - Todos os Direitos Reservados.
Jornalismo Literário | Jornalismo Narrativo