Palestra e Brunch em Formatura de São Paulo


    Palestra de Denis Russo Burgierman, diretor de redação da revista Super Interessante, e um brunch para formandos, familiares e amigos em 26 de julho de 2014 marcaram a cerimônia de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário da turma 2013 de São Paulo. O evento, realizado na Casa Guilherme de Almeida – que junto com a Casa das Rosas foi parceira do projeto nesse nono ano consecutivo do Curso -, foi o primeiro dos dois momentos especiais em 2014 que simbolizam essa jornada de familiarização intensiva da cultura JL e aquisição de know how narrativo específico por parte dos formandos. O segundo momento será igualmente o evento de entrega dos Certificados de Conclusão para a turma 2013 de Curitiba, dia 02 de agosto, na sede da Faculdade Vicentina.

    Em fala de total sintonia com a visão de mundo cultivada e compartilhada no Curso, Denis enfatizou a importância das histórias em nossos dias e da complexidade como paradigma fundamental que deve nortear o mergulho dos escritores da realidade nos seus temas narrativos. É o contar histórias nessa perspectiva que dá sentido ao trabalho do autor que se dispõe seriamente a utilizar seu talento a favor da transformação, em cooperação com o dinamismo formador de uma cultura sistêmica, integrada, tão essencial à sociedade contemporânea que desliza e tropeça nas ruínas ameaçadoras de uma civilização construída em bases lineares, reducionistas, incompatíveis para com os desafios que enfrentamos neste nosso dramático século XXI.

    Em nome da turma, Pedro Dias compartilhou uma fala que sintetizou a trajetória de crescimento de muitos, ao longo do Curso, assim como Lelia Romero, poetisa – e agora também escritora da vida real – fez a leitura de um fragmento de poema de Fernando Pessoa alusivo tanto a um dos formatos narrativos da modalidade – o Jornalismo Literário de Viagem – quanto à jornada intensa no domínio do real que o JL representa. Mas, conforme pontua o poema, a viagem é igual e inevitavelmente uma imersão na alma do viajante. Um texto que reflete como espelho, com a ajuda genial de um poeta de brilho, a jornada de todos os que se dispõem a expressar as vidas humanas e os retratos sociais em estilo JL.

    Os pós-graduandos da turma São Paulo 2013 produziram seus respectivos trabalhos de conclusão de curso com narrativas de distintos formatos e temas, refletindo preferências individuais, assim como situações ao mesmo tempo específicas e universais da nossa sociedade e do nosso tempo. De ensaio pessoal a narrativas de viagem, passando por textos de memórias e reportagens temáticas, houve de tudo um pouco e muita qualidade narrativa de nível em muitos textos. Aqui, o leitor pode visitar a versão pública e digital de um dos trabalhos, já disponibilizado por sua autora, Juliana Diógenes:

    https://medium.com/@julianadiogenes/4f1c96026d63

    Fotos: Renan Carvalhais Inocêncio

    Denis Russo Burgierman (esq) e Edvaldo Pereira Lima
    Denis Russo Burgierman (esq) e Edvaldo Pereira Lima
    Grupo de formandos com Edvaldo Pereira Lima e Alex Criado
    Grupo de formandos com Edvaldo Pereira Lima e
    o professor Alex Criado (terceiro à esquerda)

    Contato

    • E-mail: ed.pl@terra.com.br
    • Phone: +55 (11) 2367 9397
    • Google+

    Newsletter

    Acompanhe novidades e informações de interesse sobre JL, narrativas da vida real e temas relacionados.

    © 2017 Edvaldo Pereira Lima. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Shift Mind