capa-sem-foto 

O Tao Entre Nós - Edvaldo Pereira Lima

 

 COMPRAR
1049355-250x250 

Econautas Ecologia e Jornalismo Literário Avançado                                                                                       

 COMPRAR
cover front big 2 

Entre fevereiro e julho de 2011, um grupo heterogêneo de pessoas interessadas em escrever participou de um projeto sócio-cultural-educativo inovador, centralizado no Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas, em Diadema, na Grande São Paulo. Entre os participantes, um metalúrgico aposentado poeta, pessoas compromissadas com ações sociais, professores da rede pública, estudantes, jornalistas – praticamente todos ligados ao Jornalismo Literário -, funcionários públicos, uma jovem de 17 anos, uma senhora já na faixa da sétima venerável década de existência, gente que lida profissionalmente com o texto, gente que apenas brinca com a palavra por gosto, educadores do ensino superior, moradores da região e outros, residentes em outras partes do país que puderam participar também online, alguns curiosos paraquedistas e muitos empenhados a sério, blogueiros vários, mais poetas independentes, amantes da literatura ou pelo menos do bom texto, todos.

O projeto conquistou um dos Prêmios Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010 da Funarte, em convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, viabilizando assim sua realização, oferecida gratuitamente aos selecionados.

Mais ou menos a cada 15 dias, durante esse tempo, e por um dia inteiro, aos sábados, mergulhavam de cabeça nas delícias e nos desafios do método Escrita Total de redação espontânea, guiados por seu próprio criador e idealizador do projeto, Edvaldo Pereira Lima, professor da Universidade de São Paulo, escritor, jornalista, referência nacional em Jornalismo Literário na área acadêmica, cofundador da ABJL - www.abjl.org.br -, autor de vários livros. O método, intuitivo e ao mesmo tempo sustentado em conceitos, técnicas e procedimentos transdisciplinares de vanguarda testados por Edvaldo com sucesso desde os anos 1990, com diferentes tipos de público, propõe a recuperação do prazer de escrever.

COMPRAR

 
 cover front big3

Mais associada à ideia de tratamento terapêutico, a Psicologia tem propósito mais amplo e função de alcance diversificado, principalmente sua linha conhecida como Psicologia Analítica, também denominada Psicologia Profunda ou Junguiana. Iniciada pelo grande pioneiro Carl Gustav Jung, um dos maiores gênios da humanidade no século XX, deu partida a todo o grupo da psicologia humanista que rompeu com a rigidez mecanicista dos primeiros tempos dessa ciência, muito atrelada, então, ao experimentalismo excessivamente racionalista.

Gigante do estudo da psique e da alma humana, ousado pesquisador de fronteiras ignoradas pela mentalidade científica predominante em sua época, Jung abriu um extraordinário portal de compreensão do complexo mundo interno do ser humano. Sinalizou a aplicação de sua ciência tanto no campo clínico como em atividades tão diversas quanto a arte, a educação, a comunicação de massa e o autoconhecimento. Cunhou conceitos que, com o tempo, se tornariam populares, mesmo que nem sempre bem compreendidos. Inconsciente coletivo, arquétipo, sincronicidade, individuação, Self.

Aqui, participantes do primeiro Curso de Pós-Graduação em Psicologia Junguiana realizado em Goiânia, idealizado pela professora Lucy Penna, implementado pela Faculdade Ávila, exploram, instrumentalizados por Jung, territórios tão distintos quanto o universo dos sonhos, a questão da infertilidade humana, o uso das drogas no mundo tribal urbano dos jovens atuais, a arteterapia aplicada na melhoria de vida de idosos, o desafio da sociedade de consumo que aprisiona o desenvolvimento pleno do indivíduo, a criatividade como fator libertador e a sempre presente demanda da ampliação de consciência.

COMPRAR

Contato

  • Fone: +55 (11) 2367 9397

Google+

Compartilhe!

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest

Copyright © edvaldopereiralima.com.br +55 (11)  2367 9397 - E-mail: ed.pl@terra.com.br - Todos os Direitos Reservados.
Jornalismo Literário | Jornalismo Narrativo