jornalismo literario diaspora 

Quando Joseph Davidowicz nasceu, nuvens pesadas começavam a se formar nos céus da Europa. Nos anos seguintes, enquanto crescia, espalhavam-se por todo o continente. Faziam desabar uma terrível tempestade de destruição primeiro sobre sua terra, a Polônia, e sobre seu povo, o povo judeu. Depois, rapidamente atingiram quase todos e tudo no Velho Mundo. Logo estaria deflagrada a II Guerra Mundial.  Logo a maior parte da humanidade estaria atrelada, de um jeito ou de outro, à impiedosa roda do destino do maior conflito bélico já visto neste planeta.

Sua caminhada de vida na infância e juventude foi uma constante luta contra o perigo e a morte que espreitavam a cada canto. Envolvendo seus passos, acontecimentos dramáticos da nossa era. A perseguição e o extermínio. A Diáspora judaica e o Holocausto. Os guetos e o levante.

Quando a poeira mortal da Guerra se assentou, veio o drama do exílio forçado. Da procura dolorosa de um lugar para chamar de seu. O chamariz do Eldorado americano, o oásis momentâneo da Suécia. Por um instante, também, o sonho de um lar na nova pátria para todos os judeus.  Israel.

Quando tudo se desfez, uma mudança inesperada de rumo. Um outro horizonte.  Outros desafios.  Outra terra.  Distante.  Outro mundo.  Brasil. São Paulo. Bom Retiro. O comércio de confecções.  O negócio da moda. Muitas histórias.  Múltiplos planos de tempos e lugares. Uma vida. Joseph Davidowicz.   Um único propósito. Viver.

 COMPRAR

 download excerto g 5 pdf

livro maestro de voo 

Maestro de Voo é a biografia-perfil de Pedro Janot, primeiro presidente-executivo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, escrita em estilo de jornalismo literário. Sua história de vida é o foco central que abre, como um portal, as histórias integradas da Azul, de casos pioneiros – Zara e Richards - de mudanças significativas na gestão de pessoas e no serviço ao cliente, e da formação pouco ortodoxa de um executivo moderno. O panorama de fundo é o Brasil contemporâneo nesta etapa recente de profundas transformações do mercado de serviços e do varejo, com a ascensão de novas camadas sociais ao consumo de massa. O tom da narrativa é pessoal, não se trata de uma história institucional. A visão condutora é a de Pedro, tendo como coadjuvante a memória viva de diversos personagens reais que participam de sua trajetória. O leitor é conduzido a conhecer, por dentro, o ambiente dinâmico - e os desafios – de formação de uma empresa aérea moderna que iria ajudar a revolucionar de vez o transporte aéreo no país. Tensões e conflitos, acertos e erros, criatividade e inovação pontuam uma empolgante epopeia empresarial que desvenda o exercício de um novo tipo de liderança. Um executivo carioca, intuitivo e irreverente, busca vencer em São Paulo num ambiente corporativo de forte influência norte-americana. No auge dessa aventura real, o drama de um acidente que o coloca em cadeira de rodas. Um acidente que muda para sempre sua vida, fazendo-o considerar questões existenciais que tornam sua história ao mesmo tempo única e universal. Espelha a essência da jornada de viver que nos faz a todos fascinantemente diferentes. E iguais.

 COMPRAR
4430 1 

Páginas Ampliadas - O Livro-reportagem como Extensão do Jornalismo e da Literatura - 4ª Edição

Obra mais completa sobre Jornalismo Literário em português. Conceitos, princípios, técnicas, formatos narrativos. Exemplos de autores brasileiros e internacionais. História no Brasil e no exterior. A contribuição do new journalism norte-americano. A análise comparativa de produção de um livro-reportagem do autor, Colômbia Espelho América, à luz do JL. A herança cultural da modalidade e possibilidades de avanços, com reflexão sobre a adoção de uma base transdisciplinar para o futuro imediato da modalidade. O uso de elementos do JL em biografias, ensaio pessoal e outros textos de não ficção.

Esta quarta edição atualizada e ampliada tem um capítulo a mais e cerca de 100 páginas com relação às edições anteriores, conteúdo novo exclusivamente dedicado ao Jornalismo Literário, tema que está presente, direta ou indiretamente, nos demais capítulos também. Traz igualmente um índice remissivo e um índice onomástico, muito úteis a pesquisadores, professores, estudantes e praticantes desta arte narrativa da vida real.

 COMPRAR
 cover front big 6 Se gosta de escrever, este livro é para você.

Se gostaria de gostar, é para você.

Se é profissional da escrita – jornalista, escritor, biógrafo, roteirista, publicitário -, é para você. Se escreve por razão profissional ou acadêmica, é para você.

Se é professor de redação, criatividade, português, Letras, é muito para você.

Se é estudante, é para você.

Se vai escrever Tese, projeto corporativo ou se apenas quer contar a história de sua família, é para você. Se quer apenas se divertir produzindo bons textos, é para você.

Se é psicólogo, arteterapeuta, médico, enfermeiro, terapeuta alternativo e reconhece o valor terapêutico do escrever, é para você.

Este é o livro básico e pleno do inovador método Escrita Total de redação espontânea, criado por este autor, desenvolvido e testado por vários anos na sua atividade de professor da Universidade de São Paulo e fora dela.

Baseado na Teoria dos Hemisférios Cerebrais, no conceito de neuroplasticidade aplicado à criatividade e em conteúdos de vanguarda das ciências, incluindo a psicologia humanista, o jornalismo literário e a teoria literária.

Recupera o prazer de escrever, potencializa a capacidade de cada pessoa, estimula a criatividade, contribui para o autoconhecimento, cresce a partir da fonte interna de percepção e expressão de cada um. Escrever é para todos.

COMPRAR

cover front big 5 

Astro de primeiríssima ordem no panteão de heróis do esporte brasileiro, Ayrton Senna ultrapassa o mundo esportivo, admirado como modelo inspirador. Em dois volumes, este livro busca compreender o sentido simbólico da trajetória de Senna, extraindo significados que nos sirvam a nós todos, brasileiros ou não, em nossas próprias aventuras de viver. Procura elucidar seu notável empenho de auto-superação, exímio caçador de vitórias. A psicologia humanista de Carl Gustav Jung, a Jornada do Herói, a idéia dos campos morfogenéticos e outros conceitos avançados alicerçam a abordagem, a um só tempo diferenciada e ousada.

Este primeiro volume, MEMÓRIA DE UMA SAGA DE ÊXTASE E DOR, coloca em cena o ano de 1994, passado recente cujo sentido talvez só agora possamos entender. O segundo, UM GESTO DE AMOR, transita ao passado e ao presente, projetado como futuro, navegando pela história do Instituto Ayrton Senna, fruto do sonho do tricampeão em realizar um trabalho social em favor de crianças e jovens menos favorecidos pelas circunstâncias. Uma plataforma de visão é 2009. Mas sobem ao primeiro plano, também, os anos de 2004 e 2005, quando o Instituto comemora a primeira década de existência, consagrado como uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social neste país.

Esta história vibrante continua. Ao final de 2009, mais de 11 milhões de jovens em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal terão sido beneficiados, desde o começo dos trabalhos, na década de 1990. Nada menos que 553.512 educadores terão sido formados pelos seus diversos programas.

 COMPRAR
cover front big 4 

Astro de primeiríssima ordem no panteão de heróis do esporte brasileiro, Ayrton Senna ultrapassa o mundo esportivo, admirado como modelo inspirador. Em dois volumes, este livro busca compreender o sentido simbólico da trajetória de Senna, extraindo significados que nos sirvam a nós todos, brasileiros ou não, em nossas próprias aventuras de viver. Procura elucidar seu notável empenho de auto-superação, exímio caçador de vitórias. A psicologia humanista de Carl Gustav Jung, a Jornada do Herói, a idéia dos campos morfogenéticos e outros conceitos avançados alicerçam a abordagem, a um só tempo diferenciada e ousada.

O primeiro volume, MEMÓRIA DE UMA SAGA DE ÊXTASE E DOR, coloca em cena o ano de 1994, passado recente cujo sentido talvez só agora possamos entender. Este segundo, UM GESTO DE AMOR, transita ao passado e ao presente, projetado como futuro, navegando pela história do Instituto Ayrton Senna, fruto do sonho do tricampeão em realizar um trabalho social em favor de crianças e jovens menos favorecidos pelas circunstâncias. Uma plataforma de visão é 2009. Mas sobem ao primeiro plano, também, os anos de 2004 e 2005, quando o Instituto comemora a primeira década de existência, consagrado como uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social neste país.

Esta história vibrante continua. Ao final de 2009, mais de 11 milhões de jovens em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal terão sido beneficiados, desde o começo dos trabalhos, na década de 1990. Nada menos que 553.512 educadores terão sido formados pelos seus diversos programas.

Esta reportagem-ensaio não é um retrato institucional, porém. É um caso de gente de carne e osso, dos dois lados do balcão, com seus dramas, sonhos, suas perdas e conquistas.

COMPRAR

cover front big 1 

Amor sagrado.

Uma história de mais de 17 anos de um amor da maturidade, o autor e sua musa ainda podendo usufruir de muita juventude no corpo e na alma. Começa com a descoberta inesperada da paixão, passa por um casamento desafiador, termina quando o destino impõe o falecimento da parceira.Os poemas refletem essa história. Seguem por descobertas e achados, alegrias e dores, lugares e tempos. Havaí, Londres, Belém, Brasil. São Paulo.

A história não é apenas deles, porém. Simboliza o desafio dos casais que nesta era de grande transformação em curso são impelidos a novas configurações do relacionamento do homem e da mulher, a humanidade pressionada a um salto de consciência.

Por isso a história continua com poemas da busca espiritual. Inspirada por viagens a várias partes do mundo. O santo Graal da simbiose entre os amores. O do território humano e o do universo transcendente. Ambos a caminho da imanência total aqui e agora. Iluminação é a meta de todos nós, humanos.O livro é uma homenagem a ela, Lucy. E a todas as mulheres, embaixatrizes do divino na Terra, vocacionadas a despertar nos homens o amor.

Comprar

 
cover front big 

Devagar o Brasil descobre a América vizinha. A de língua espanhola. Já há algum progresso. Modesto, talvez. Promissor, quem sabe. A Argentina não é mais apenas futebol e tango. O Chile não se resume a abastecer salmão na mesa do brasileiro. A Venezuela não se limita à herança de Chávez.

Os empresários e as empresas brasileiras sabem. Por isso avançam. Investem. Conquistam mercado. Atraem admiração, pelo espírito empreendedor. Os brasileiros viajantes - filhos de um povo cada vez mais atirado para o mundo - , turistas, aventureiros, ousados emigrantes, também sabem. Descobrem.

É pouco ainda, muito pouco. Aqui, uma contribuição em dois planos de tempo e espaço. Uma viagem de descoberta de 26 anos atrás, presentificada de significados para agora, século XXI. Retratos de introdução a dois mundos. A Colômbia e instantâneos de sua gente, seu filho ilustre Gabriel García Márquez, sua rica imaginação popular, seus épicos, seus dramas e dores. Mas também cores. Caribe. E o sonho de toda a América Latina, ali cultivado em vislumbres de altos ideiais, corroído pelo manto sombrio de grandes pesadelos.

Comprar

O QUE E LIVROREPORTAGEM 1261612537P 

Partindo de conceitos básicos do jornalismo, este livro mostra como o livro-reportagem extrapola as limitações da imprensa convencional, auxiliando o leitor a conquistar uma compreensão mais ampla do mundo contemporâneo. É um mergulho na fronteira onde cruzam-se o jornalismo, a literatura, a história e o futuro.

 COMPRAR
JLI capa  plana 

Direcionado ao público jovem, professores, profissionais em começo de carreira e interessados em geral, Jornalismo Literário Para Iniciantes, de Edvaldo Pereira Lima, publicado pela Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, chega ao mercado editorial como um cartão de visitas dessa modalidade jornalística que empolga autores, cativa leitores, apaixona pessoas de todas as latitudes. “Tem gente que pensa que jornalismo literário é coisa exclusiva de americanos, ou da época do new journalism de Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson e Truman Capote”, comenta o autor, diretor do único curso de pós-graduação em jornalismo literário do país –, professor (aposentado) da Universidade de São Paulo. “Na verdade, porém, existe há muito tempo. E em várias partes do mundo. No Brasil, deu os primeiros sinais de vida com Euclides da Cunha e João do Rio”, continua. “Passou pela fase excepcional da famosa revista Realidade. Tem em Eliane Brum uma notável autora da atualidade. Desponta em iniciativas de distintos veículos e autores, marca presença contínua em Trabalhos de Conclusão de Curso e em livros-reportagem. Segue como tradição fascinante da arte de se contar histórias da vida real, crescentemente descoberto pelas novas gerações, adaptável aos desafios do século XXI e às novas tecnologias de comunicação”, destaca. É também do mesmo autor o clássico Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura/Jornalismo Literário (São Paulo: Manole, 2009, quarta edição), obra de referência teórica sobre essa modalidade jornalística. O novo livro, Jornalismo Literário Para Iniciantes, serve-lhe de introdução, trazendo conteúdos inéditos, exemplos históricos e atuais, questões instigantes, numa linguagem e tom apropriados ao público jovem. “Também chamado de jornalismo narrativo, literatura da realidade e literatura criativa de não ficção, o jornalismo literário ultrapassa o campo de interesse exclusivamente jornalístico”, comenta o autor. “É assunto potencialmente relevante para Letras, História, Ciências Sociais, Psicologia Social, Educação e outras áreas do conhecimento”, complementa. “Tampouco limita-se ao nível superior, podendo ser trabalhado igualmente no ensino médio”, enfatiza.

 COMPRAR

Contato

  • Fone: +55 (11) 2367 9397

Google+

Compartilhe!

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest

Copyright © edvaldopereiralima.com.br +55 (11)  2367 9397 - E-mail: ed.pl@terra.com.br - Todos os Direitos Reservados.
Jornalismo Literário | Jornalismo Narrativo